sábado, 29 de maio de 2010

“A UNIÃO FAZ A FORÇA”: O G4 PAULISTA

Em busca do mesmo objetivo, Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras esqueceram a rivalidade dos campos de futebol e uniram-se para gerar mais receitas para seus clubes através da comercialização de suas marcas em suas linhas de produtos licenciados, contando ainda com uma empresa especializada em licenciamento de marcas esportivas para dar o suporte técnico.
Além de trocarem idéias sobre que estratégias tomarem, eles definem os produtos e serviços a serem licenciados, respeitando sempre a autonomia que cada um possui de comercializar os produtos de seu interesse. O trabalho em conjunto começou em 2004, e já apresentaram bons resultados diante do faturamento de R$ 1milhão conseguido em um curto período de trabalho, representando de imediato a terceira maior receita para os clubes. O potencial do mercado das torcidas do G4, gira em torno de 50 milhões de pessoas, o que possibilita o desenvolvimento de diversas oportunidades de negócio de acordo, o G4 também ajuda na comercialização dos produtos através de um suporte aos fabricantes, auxiliando no desenvolvimento de uma melhor forma a distribuição dos produtos. A ação tem agradado de tal forma, que o aumento de receita se torna uma conseqüência, não pensando apenas na receita que entra para os clubes já que o trabalho também visa apoiar os fabricantes, sendo feito um mapeamento dos pontos de venda, por exemplo, para melhorar a distribuição e a comercialização de determinado produto.
Outras ações do grupo estão focadas em:

PIRATARIA- O baixo poder de compra do trabalhador, aliado ao desemprego, são dois dos principais motivos do desenvolvimento dos produtos piratas no Brasil, pois eles geram oportunidades de trabalho, mesmo que informal, e dão ao público uma condição de compra imediata. Em todos os segmentos do mercado, a pirataria encontra espaço, mostrando-se cada vez mais forte em nosso dia–a-dia, causando problemas graves para a já frágil economia brasileira que deixa de arrecadar com os impostos e as empresas que pagam impostos e são devidamente licenciadas pelos clubes. O maior objetivo hoje é reduzir as perdas com a pirataria, para que os clubes voltem a arrecadar anualmente milhões de reais em Royalties, com os valores da marca. Quem sabe com manutenção dos manuais de identidade e uma linha de produtos populares não facilite essa luta contra a ilegalidade?

MERCADO FEMININO E INFANTIL- Preocupados em focar cada vez melhor o mercado de atuação para os clubes, o G4 começa a segmentar, ou seja, dividir o mercado em grupos para melhor identificar seus interesses, seguindo o potencial que cada torcida pode oferecer ao mercado. Podendo ser feito de diversas formas, os clubes escolheram o perfil estratégico onde se destaca o mercado feminino (cerca de 30% das pessoas que vão ao estádio) e o Infantil/ Infanto-juvenil (altamente influenciado pela família e/ou grupo que vive)

SERVIÇOS- Os torcedores já não se satisfazem mais apenas os serviços tradicionais oferecidos pelos clubes, tais como sauna, piscina, lanchonete, sinuca, entre outros. É preciso a implantação de novos serviços para atrair, manter e fidelizar novos e antigos torcedores. Os toques polifônicos, jogos, planos de sócio torcedor a até mesmo as antigas salas de troféus passam a ser modernos museus, podendo mudar o nome para “Memorial das Conquistas”. Prestar bons serviços é a essência do negócio orientado para os clientes.

Amigos, o exemplo de profissionalismo dos grandes clubes do Estado de São Paulo é um referencial para os clubes de outros estados que não conseguem ser unidos, nem para confecção de tabelas, afastando os torcedores dos estádios, torcedores estes que sonham em voltar aos estádios sorrindo e com o futebol de seus clubes novamente “nivelados pro cima”, tornando o futebol cada vez mais rentável, pois ele já l não comporta mais o amadorismo que impera na maioria dos grandes clubes. Para que se possam aproveitar todos os benefícios que o marketing pode oferecer, é preciso a contratação de profissionais capacitados para todos os departamentos do clube. Contrariando o que acontece com muitos produtos, a marca dos grandes clubes são mais antigas e conhecidas do que qualquer ação de marketing, com muitas sendo até centenárias ou bem próximas desta. Sendo assim devem ser respeitadas já que elas movem paixões.

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