sexta-feira, 7 de maio de 2010

E o Cariocão...será o fim?

Gostaria de nessa semana comentar a final do Campeonato Carioca 2010 que deveria ter sido emocionante, gols, discussões, arbitragem, disputa de penalti, blá, blá, blá, mas quem disse que teve final?

Os cariocas assistiram mais um jogão de bola do Campeonato Paulista (afinal os Meninos da Vila tiveram um adversário a altura), mas isso não significa necessariamente que os times do Rio estão ruim das pernas, significa que o Campeonato do Rio está ruim das pernas. Com uma medíocre participação do publico, o campeonato terminou¹ para quase todos os clubes duas semanas antes do prazo final, com justiça², diga-se de passagem, exatamente na parte mais rentável e mais emocionante, as finalíssimas.

No pior campeonato dos últimos tempos, a culpa 1 foi o excesso de jogos:
Leia-se, não há condições de irmos 8 vezes ao estádio por mês;
A culpa 2 foi o alto preço dos ingressos:
Leia-se, sem meia-entrada, pagar 40 reais para ver Botafogo e Tigres do Brasil é brincadeira;
A culpa 3 foi o horário dos jogos:
Leia-se, com o horário determinado pela televisão, sair do Maracanã ás 23:50 após um jogo contra time pequeno é dose para quem tem que acordar no dia seguinte cedo;
A culpa 4 foi a facilidade dos times grandes ou a fragilidade dos pequenos:
Leia-se, sem dinheiro, os clubes pequenos não conseguem contratar bem;
A culpa 5 foi o excesso de clubes:
Leia-se, quando os clubes conseguem contratar, os jogadores se dividem entre os 12 clubes pequenos, enfraquecendo todos eles;
A culpa 6 foi o regulamento batido:
Leia-se, os times grandes acostumados, vêm se classificando para todas as semi-finais, não tendo a graça a fase de grupos.

Tem solução? Tem! Mas depende da FERJ (Federação de Futebol do Estado do RJ) que depende muito dos votos dos clubes chamados pequenos, daí o enchaço.
Tá na hora da mudança!

O renascimento dos clubes tradicionais como Bangu, América e Olaria poderiam trazer o nível do futebol carioca para o alto, mas falta muito arroz com feijão!

Notas:

¹ -> De fato, o campeonato só terminou na quarta-feira passada com o rebaixamento do Friburguense após o triangular da morte citado pelo Leo Rabello semana passada (ler aqui).

² -> A justiça foi feita porque o Botafogo venceu todos os clássicos na hora que tinha que vencer, pois muito rubro-negro vem falando aos ventos que o Flamengo somou mais pontos no campeonato. Mas, o regulamento não é esse, infelizmente (ou felizmente).

Acréscimos:

==> Os cariocas só não ficaram de férias forçadas porque Flamengo disputa a Libertadores e Vasco e Fluminense ainda estavam em dia com a Copa do Brasil.

==> Um corintiano me perguntou porque eu não estava de gozação com ele após a patética atuação de Ronaldo do primeiro jogo. A minha resposta foi: "Flamengo x Corinthians está apenas no intervalo, o Flamengo vai ganhando e o Ronaldo esteve mal, mas não sabemos como será os próximos 90 minutos". Resultado: Por muito pouco não houve uma reviravolta nesta história.

Um abraço e até a próxima

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas