terça-feira, 18 de maio de 2010

Caixinha de Surpresas

O futebol carioca é uma caixinha de surpresas não é mesmo?

Mesmo sem dinheiro, sem estrutura, sem forte futebol de base, com um campeonato estadual falido e com essa desorganização que eu nem preciso entrar em detalhes, ressurge das cinzas e dá sinais de vida. De repente, quando parece que vai engrenar, começam as confusões fora de campo, trocas absurdas de técnicos, eliminações (ou quase) precoces em competições de âmbito nacional e internacional. E agora, o Campeonato Brasileiro começou e as esperanças se renovam.

Este comentário é plausível ao lembramos que em agosto do ano passado o futebol carioca agonizava com a desagradavel possibilidade de não ter representante na primeira divisão de 2010 (mesmo sabendo que era apenas 1%). Flamengo, Botafogo e Fluminense mal das pernas, lutando para não cair. Naquela altura da competição existia a possibilidade dos três caírem juntos, já que eram o 14º, 18º e 20º, respectivamente. O Vasco começara a engrenar a arrancada que levou ao título da série B. Duque de Caxias debutava na série B com alto risco de rebaixamento. Madureira e Friburguense disputando a primeira série D e estavam no mesmo grupo de quatro clubes (Tupi/MG e Paulista/SP completaram) e conseguiram o feito ambos serem eliminados, restando apenas o Macaé, também na D. Sem falar nos chamados pequenos como América, Bangu e Americano (que já foram grandes um dia) que sequer disputaram a Série D ¹.

Mas felizmente o final foi surpreendente que nem o mais otimista acreditaria. Fluminense e Botafogo (braçada após braçada) se salvaram juntos na rodada final, Flamengo (quem diria) foi Campeão e o Vasco sobrou faturando o título da Série B por antecipação. Quem pensa que ficou só por aí, se engana: O Duque se salvou na série B; O Macaé subiu para a Série C deste ano e Romário entrou para reorganizar o América e retornou o clube a elite do futebol carioca (contando com a torcida dos quatro grandes).

Começamos 2010, com o futebol carioca renovado (seria o ressurgimento?), mas apesar do Botafogo Campeão Carioca e ao mesmo tempo ridicularmente eliminado da Copa do Brasil 2010 pelo Santa Cruz em pleno Engenhão, o campeonato carioca agonizou (ler aqui) e agora o único carioca que tem chances de conquistar algum título fora o Brasileiro é o Flamengo (que sofrimento!)

Pelo menos na última rodada da Taça Rio, tivemos um alento, Bangu e América teriam conquistado o direito de se classificar para a Série D, junto com o Madureira por ganhar a Copa Rio 2009, é, mas quando a fase não é boa... o Bangu (que graças ao empate com o Botafogo na última rodada) não conquistou a vaga, porque ela não existe! A federação carioca não tinha direito a mais duas vagas e sim uma só, mas só soubemos disso depois da comemoração da vaga pelo Bangu. LAMENTÁVEL!

Notas:

¹ -> O Bangu se classificou para a série D de 2009, mas não tinha dinheiro para disputar e cedeu a vaga para o Friburguense.

Acréscimos:

==> Os cariocas começaram mal o brasileirão 2010, mas já começam a respirar. Depois da primeira rodada sem vencer, Fluminense e Botafogo venceram e este além de estar entre os primeiros, de quebra, destruiu um longínquo jejum de não vencer o São Paulo no Morumbi desde 1995.

==> Já na série B... o representante do Rio, o Duque de Caxias, está com duas derrotas e já é o penultimo.

Um abraço e até a próxima

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas