segunda-feira, 5 de julho de 2010

COPA 2010: Análise das quartas-de-finais

Adeus Brasil, Adiós Argentina!
Brasil e Argentina são eliminados e o Uruguai é a esperança dos sul-americanos. O último africano se foi e a Europa volta a dominar, vencendo os três confrontos contra os sul-americanos. E foi de lavada. As semi-finais prometem:
Uruguai x Holanda
Espanha x Alemanha

Confira abaixo como foi a decisão de cada jogo:

Uruguai 1 x 1 Gana (penaltis: Uruguai 4 x 2 Gana): Tá, Muntari, de Gana e Forlan, do Uruguai fizeram os gols com a ajuda da Jabulani, mas nada disso importa perto do que ocorreu no último lance da prorrogação do jogo, já aqui citado por Marcel. Gana se preparava para colocar seu nome na história (mas de fato já colocou) deixando uma equipe africana entre as quatro maiores do mundial, quando uma mão que não era do goleiro uruguaio impediu o gol que era mais que certo. O que a regra diz? Bola na cal e expulsão imediata. O que ocorre de verdade? A equipe ganesa é punida pelas regras da bola e a sul-americana é beneficiada pela entrega de seus jogadores. São muitos fatores que deixam o lance entrar para história e sinceramente, perfeito para ser rodado no cinema, mas tudo depende do êxito final da celeste. Gyan (o nome de Gana) perdeu o penalti no tempo normal, levando o jogo para os penaltis, onde Loco Abreu (foto) dá a famosa cavadinha e Gana é eliminada. Ah, só para constar nos autos. Por mais uma partida, Luis Suarez foi o herói do jogo. É dele a mão que salvou o gol de Gana.

Alemanha 4 x 0 Argentina: Não há como negar, a Alemanha é o melhor time da Copa, ninguém goleia por três vezes marcando quatro gols em uma Copa do Mundo impunemente. E olha que dois dos adversarios eram campeões mundiais. A equipe alemã não deu chance para a Argentina que deixou os campos sul-africanos sem um golzinho de Messi. A Alemanha conseguiu uma vantagem importante muito cedo, no gol de Muller e passou a jogar com inteligência. Mais uma vez, o meio campo da Alemanha deu um show e municiou Klose (foto) que marcou dois e agora tem apenas um gol a menos que a marca de Ronaldo na história das copas. Schweinsteiger, Ozil e Podolski foram os destaques da equipe alemã. E da Argentina? Messi até tentou, mas não era seu dia, nem sua Copa, fica para 2014.

Holanda 2 x 1 Brasil: O Brasil começou bem, fez um gol, parecia que a vitória viria mais fácil que muitos imaginavam, mas parou por aí. A Holanda, apesar de uma catimba no melhor estilo sul-americano, não deixou o Brasil jogar no segundo tempo e com duas bolas alçadas à área, conseguiu mais um triunfo sobre a nossa seleção, através de Sneijder (foto). O fraco árbitro japonês Yuichi Nishimura pelo menos acertou ao tirar Felipe Melo de campo, coisa que o Dunga já poderia ter feito antes deixando o time mais ofensivo, mas Dunga abdicou da úlitma substituição além de ter troca o Luis Fabiano, nulo em campo, pelo Nilmar. Quem poderia mudar a história do jogo no banco também? O Dunga não trouxe muita gente para isso. Para a Holanda, a glória maior, lembrando do feito que só a laranja mecânica havia conseguido. Para o Brasil, só uma coisa boa, saber que com futebol sério e sisudo também se perde. Dunga, a gente avisou, agora Adeus!

Paraguai 0 x 1 Espanha: No final, a Espanha encontrou um gol. Paraguai mostrou a vontade que o Uruguai havia mostrado, e que nem Argentina nem Brasil conseguiram, jogou de igual para igual contra a temida Espanha que continua devendo com os toques laterais. O Paraguai atacou, teve um gol duvidoso e um penalti que deveria ter voltado, como no cobrado pela Espanha. A Espanha venceu porque tem mais técnica, tem mais Iniesta que passou por três e tem mais Villa que marcou o gol no rebote e deu a classificação para a Fúria. A Espanha continua devendo e não será favorita contra a toda poderosa Alemanha que terá a chance da revanche. A imagem que fica é que Cardozo (foto) não será castigado no Paraguai como Zico é no Brasil por perder um penalti tão importante. Até os espanhois se comoveram.

Volto nas semi-finais,

Abraços,

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas