sexta-feira, 2 de julho de 2010

COPA 2010: Análise das oitavas-de-finais

E pela primeira vez na histórias os sul-americanos superam os europeus nas quartas-de-final, graças a boa campanha de Paraguai e Uruguai que fazem companhia a Brasil e Argentina que estão sempre abocanhando uma vaguinha. A Europa ainda tem três grandes forças: Espanha, Alemanha e Holanda que seguem fortes na briga pelo título. Correndo por fora, Gana, que surpreendeu os EUA e é único representante da África ainda vivo na primeira copa africana. Segue os confrontos das quartas-de-final:
Uruguai x Gana
Brasil x Holanda
Argentina x Alemanha
Paraguai x Espanha

Confira abaixo como foi a decisão de cada jogo:

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul: A equipe uruguaia mostrou uma sobriedade e superioridade que há muito tempo não se via. Mostrou que apesar de ser a última equipe classificada para a copa na repescagem, a equipe vêm recuperando seu prestígio mundial e já é uma das gratas surpresas. Um ataque com Forlan, Suarez e Cavani mostra que o Uruguai não é só a melhor defesa do Mundial, até o momento, sofreu apenas um gol ao lado do eliminado Portugal. No dia em que Forlan não brilhou, brilhou Luis Suarez (foto) com um belíssimo gol diga-se de passagem quando o jogo estava empatado em um, levou a equipe celeste olímpica até as quartas, onde não ia desde 70.

EUA 1 x 1 Gana (prorrogação: EUA 0 x 1 Gana): Para mim foi difícil escolher o time que deveria passar. EUA mostrou um belo futebol, do país em que a bola do futebol é oval. Eles estão tomando gosto pela coisa. Gana, apesar de não brilhante é a última representante do futebol africano. No final, o empate por um gol, era justo levar a decisão para a prorrogação. Lá, a equipe africana mostrou que tinha mais pernas e decidiu a partida com Gyan (foto), o grande nome africano na Copa, depois de Mandela e Tutu, estes fora do gramado.

Alemanha 4 x 1 Inglaterra: A primeira grande polêmica da Copa (foto) veio justamente no jogo mais esperado das quartas-de-final. Todos viram que o juiz errou, a bola entrou bastante e bandeira não validou o gol, beneficiando a Alemanha. Se o gol mudaria a história da partida, sim, claro, mas tenho que afirmar que a classificação alemã foi mais do que justa. Os quatro gols marcados foram um exagero? Não acho, mas a Alemanha venceu a Inglaterra como havia vencido a Austrália. Após estar em vantagem a equipe se postou bem e jogou nos contra-ataques alemães que estão sendo mortais. Schweinsteiger e Ozil foram os grandes destaques da partida. De negativo, a apatia da equipe inglesa, que em nenhum momento da copa mostrou que estava disposta a ganhar.

Argentina 3 x 1 México: A Argentina segue 100% ao lado da Holanda com esta vitória sobre o México, beneficiada pelo bandeira no primeiro gol de Tevez (foto) também não há como negar que foi extremamente justa a vitória dos hermanos. Messi continua sem marcar, mas Tevez marcou um golaço no segundo tempo que selou a vitória. O México continua não despontando no futebol mundial. Agora tem pela frente a equipe alemã. Um jogaço.

Holanda 2 x 1 Eslováquia: A verdade é que a Holanda está abaixo que eu imaginava. O futebol holandês, que apesar de não brilhante vem mantendo 100% de aproveitamento, poderia ser bem melhor que nós estamos vendo. Eu mesmo coloquei a equipe holandesas como uma das favoritas do mundial, mas ela pode se despedir da competição ao enfrentar a nossa seleção se continuar a apresentar esse futebolzinho bem mais ou menos. Robben (foto) vem voltando a forma de Bayern de Munique.

Brasil 3 x 0 Chile: Enfim, uma boa vitória brasileira. Com uma boa atuação, a equipe foi superior a equipe chilena e nem deu espaço para eles. Eles tentaram ir para cima da seleção, mas não viram nenhum VT de jogo brasileiro? O Brasil só encontra dificuldades com times fechados, assim o Brasil sempre vai se dar bem. Pode ser a arrancada que a equipe pentacampeã mundial estava precisando para sonhar de vez com o Hexa. Juan (foto), Luis Fabiano e Robinho marcaram os gols, e uma pena que Ramires não estará a disposição no próximo confronto, pois tomou o segundo amarelo.


Paraguai 0 x 0 Japão (penaltis: Paraguai 5 x 3 Japão): Paraguai e Japão poderiam continuar jogando por horas que não sairia um gol pelo que vi. Apesar da classificação todos nós ficamos meio decepcionado com a atuação de ambas as equipes. Paraguai mostrou porque é o time do empate (o terceiro, ao lado da Nova Zelândia) e Japão não mostrou a força que mostrou contra a Dinamarca e foi eliminado nas penalidades após Komano (foto) desperdiçar a cobrança.

Espanha 1 x 0 Portugal: David Villa (foto) é o cara. O atacante que se transferiu para o Barcelona em 2010 fez o gol que eliminou os portugueses da Copa e foi um dos destaques da fúria ao lado de Iniesta. A Espanha apresentou um bom futebol, não aquele da Eurocopa, mas segue com grandes chances no mundial. Eu não entendo ainda a participação de Fernando Torres pela Espanha e Cristiano Ronaldo por Portugal. Eles estão (ou no caso de Ronaldo, esteve) muito abaixo da expectativa criada. Quem se apresentou bem foi Eduardo. O goleiro português quase salvou Portugal da eliminação, mas cade o gol português? Pouca ofensividade num time que aplicou sete gols em uma só partida nesta copa.

Volto nas quartas-de-final.
Abraços,

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas