quinta-feira, 24 de junho de 2010

COPA 2010: Análise da segunda rodada

Enfim, a Copa do Mundo começou, a verdade é que demorou demais para engrenar, mas esta segunda rodada já apresentou melhoras sensíveis à primeira rodada. Começamos pela média de gols que subiu de 1,56 para 2,62. Média de 2,1. Ainda muito ruim, é verdade. A grande graça da Copa do Mundo é que diferente do Campeonato Espanhol, onde o Barcelona e o Real Madrid ganham tudo e sempre ficam disputando o título em longa data, a Copa é um campeonato de tiro curto que não permite erros e nem muitos ajustes durante a competição. Grandes equipes podem ficar de fora se não apresentarem um resultado decente na derradeira rodada da primeira fase da competição. Vamos analisar a rodada grupo a grupo e começar os cálculos da primeira fase. Apenas Brasil e Holanda se classificaram matematicamente para a segunda fase. Camarões e Coréia do Norte estão eliminadas da Copa.

Grupo A: Forlan praticamente detonou os Bafanas da Copa e o México pode ter derrubado os atuais vice-campeões. A rodada deve estar definida após esta rodada. Os líderes Uruguai e México se enfrentam e podem empatar e se classificar. Entretanto, mesmo que uma das equipes seja derrotada, França e Africa do Sul, que se enfrentam, tem que tirar o saldo de gols.
Africa do Sul 0 x 3 Uruguai
França 0 x 2 México

Grupo B: A Argentina continuou sua trajetória com uma boa goleada sobre a surpreendente Coréia do Sul. É bom informar que apesar do placar elástico, a Coréia quase empatou o jogo em 2x2, mas Messi (um dos melhores da Copa até aqui) em dia inspirado colocou Higuain (foto) como artilheiro da Copa com um hat-trick! Já a Nigéria se complicou ao perder de virada para a Grécia. Que papelão fez Keita, que foi expulso merecidamente por um pontapé. Se a Nigéria ganhar e a Argentina não perder pontos para a Grécia, a Nigéria se classifica. Destaque para Enyeama (foto abaixo) que fez belas defesas, mas entregou o gol da vitória. Já a Coréia precisa de um resultado melhor que a Grécia. A Grécia se classifica com um empate e derrota da Coréia para a Nigéria.
Argentina 4 x 1 Coréia do Sul
Grécia 2 x 1 Nigéria

Grupo C: Depois de fazer o mais fraco jogo da Copa, a Argélia segurou a Inglaterra fazendo um zero a zero chato demais. E a Inglaterra vai ter que apresentar um melhor futebol se quiser passar de fase. Agora o Estados Unidos que foi surpreendido pela Eslovênia com um gol no primeiro tempo, sofreu um segundo injusto gol porque já merecia um empate e sofreu uma injusta anulação de gol, porque o gol foi legal, o ataque sofreu uns tres penaltis ao mesmo tempo e além disso tudo. Merecia a vitória. Se a equipe for eliminada (o que é improvavel) o juiz será responsabilizado.
Inglaterra 0 x 0 Argélia
Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos

Grupo D: Depois de golear na estréia, a equipe alemã não conseguiu furar o bloqueio sérvio (e não era volei). Podolski perdeu um penalti que poderia ter deixado a Alemanha perto da vaga. Já a equipe de Gana perdeu a chance de garantir a vaga e pode ficar de fora se a Sérvia e Alemanha ganharem seus jogos. Kingson foi de herói a vilão. Ele fez uma defesa salvadora e falhou no gol australiano. A Austrália ainda sonha apesar da improvavel combinação de resultado e saldo.
Alemanha 0 x 1 Sérvia
Austrália 1 x 1 Gana

Grupo E: A favorita Holanda voltou a vencer, mas ficou muito áquem do que se espera da seleção dos países baixos. O gol holandes saiu com uma falha do goleiro japonês. Já Japão e Dinamarca se enfrentam pela segunda vaga. Camarões foi a primeira equipe eliminada da Copa exatamente quando o torneio é disputado em campos africanos. Cadê o Eto'o?
Holanda 1 x 0 Japão
Dinamarca 2 x 1 Camarões

Grupo F: Que vergonha esse time da Itália, apesar de receoso com o futuro que a historia nos apresenta varias viradas dos times que se classificam assim, empatar com a Nova Zelândia com um gol de penalti e só? Marcelo Lippi mostra uma Itália frágil sem poder de fogo e com falhas na defesa (que sempre foi seu ponto forte). Se a Itália não mudar para o último jogo... Bom, vamos falar da boa surpresa do grupo. Não deveria ser surpresa, já que Paraguai fez uma bela campanha nas eliminatorias, mas a equipe venceu por 2 gols e praticamente garantiu vaga a proxima fase. Um empate com a fraca Nova Zelândia classifica.
Itália 1 x 1 Nova Zelândia
Eslováquia 0 x 2 Paraguai

Grupo G: Fácil vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim que era o "bicho-papão" do grupo, só não foi melhor porque a equipe jogou bem, mas nem tanto. Porque o golaço de Luis Fabiano foi irregular e porque o juiz (o pior do Mundial) Stephane Lannoy (foto) foi a figura do jogo deixando o jogo correr, expulsando o caçado Kaká e perguntando ao Luiz Fabiano se ele meteu a mão na bola. Já Portugal fez a maior goleada da competição 7x0 sobre a Coréia do Norte, a mesma que o Brasil encontrou dificuldades. Portugal e Brasil promete. Brasil classificado, Portuga praticamente classificado, Costa do Marfim praticamente eliminado e Coréia eliminado.
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim
Portugal 7 x 0 Coréia do Norte

Grupo H: A Espanha enfim venceu, mas não convenceu e o Chile venceu a Suiça que bateu o recorde da Itália (tempo sem sofrer gols) por 1x0 e lidera o gol, problema é que sem saldo, a equipe será eliminada se perder e a Suiça vencer Honduras (fácil, facil). Detalhe: O grupo corre alto risco de tríplice empate na liderança (eliminando uma das tres equipes com 2 vitórias e 1 derrota (6 pontos), mas até Honduras ainda sonha com a vaga.
Chile 1 x 0 Suiça
Espanha 2 x 0 Honduras

Volto na terceira rodada.
Abraços,

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas