quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA 2010: Análise da primeira rodada

Estava eu com os meus botões, pensando como começar o artigo que quero resumir meu sentimento sobre a primeira rodada da Copa do Mundo da África. Pensei na palavra DECEPÇÃO. Justo, as grandes equipes não apresentaram nem bom futebol, salvo a goleada da Alemanha, na qual eu sempre considerei favorita, mas muitos críticos não. Obviamente, eu ainda acho que o futebol germânico está num nível abaixo de Brasil, Argentina, Holanda e Espanha, por exemplo. Mesmo que seja estréia os times não estavam nervosos que justifiquem a falta de gols. Poderia ser sim, fracos primeiros tempos, mas não 90 minutos de ansiedade da estréia, ainda mais nos dias de hoje que a maioria das seleções tem jogadores nas principais ligas Europeias acostumados a jogos de expressão. Decepção cabe por exemplo nos empates de Itália, França, Inglaterra, mas decepção cabe também na pífia média de gols (a pior da história - 1,56), decepção cabe também na falta de um artilheiro na primeira rodada. Nenhum jogador marcou dois gols, deixando 24 artilheiros (um gol foi contra) com um gol cada. Aliás, só Brasil e Alemanha proporcionaram mais que dois gols na partida, sendo que a nossa seleção ainda tomou um. E a Jabulani era para aumentar a média de gols. Vale destacar o bom desempenho dos trios de arbitragem. Vamos analisar a rodada grupo a grupo e torcer que a Copa comece na segunda rodada.


Grupo A: O gol mais bonito até agora da Copa para mim foi o primeiro. O duplo empate na rodada não foi bom para os Bafana Bafana que agora vão ter que vencer pelo menos um dos campeões mundiais para sonhar com a vaga a próxima fase. O empate sem gols entre França e Uruguai mostra o baixo nível técnico das seleções ex-campeãs, mas eu acredito mais no Uruguai que na França. O México começou bem, mas foi salvo por uma falha do time de Parreira e arrancou um empate que para mim foi injusto.
Africa do Sul 1 x 1 México
França 0 x 0 Uruguai

Grupo B: A Argentina venceu o time que teoricamente é o segundo mais forte do grupo, mas apresentou muitas deficiencias. Com o fraco futebol da Nigéria, esperava-se uma vitória mais ampla do time do melhor jogador do mundo que foi um dos que salvaram. Não pode nem dizer que o Maradona deixou o time recuado, pois o tínhamos uma linha de frente de dois meias ofensivos e três atacantes (Ouviu Dunga?) com Veron e Di Maria numa linha atrás de Messi, Tevez e Higuain. Já a boa notícia foi a convincente vitória da Coréia do Sul que apresentou um bom toque de bola e foi a primeira equipe a marcar dois gols na mesma partida.
Argentina 1 x 0 Nigéria
Coréia do Sul 2 x 0 Grécia

Grupo C: O mais fraco (ou um deles) jogo da Copa foi entre Argélia e Eslovênia. Não esperava por um jogo de alto nível técnico, mas a gente sempre fica esperando ser surpreendido né? Ainda mais numa Copa. O jogo que na verdade deve levar as duas equipes para a segunda fase foi Inglaterra e Estados Unidos. E olha que a Inglaterra, que na minha humilde opinião está numa segunda linha ao lado de Itália e Alemanha só perdeu graças ao goleirinho que protagonizou o frango da rodada. A Inglaterra ainda tem mais futebol para apresentar.
Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos
Eslovênia 1 x 0 Argélia

Grupo D: A melhor equipe da primeira rodada foi a Alemanha. Com um bom toque de bola a equipe chegou facilmente nos quatro gols. A Austrália decepcionou com a fragilidade e com a velhice do time. A experiencia se transformou em lentidão. A equipe é quase a mesma que da Copa passada. Já a Alemanha mostrou a Austrália como se faz, mesclando os experientes Klose e Podolski com a juventude de Ozil (o melhor até agora na foto ao lado) e Thomas Muller e ainda foi facilitada com a expulsão do jogador australiano. No outro jogo, a equipe da Gana surpreendeu ao vencer a Servia por um gol. Asamoah Gyan fez o gol da partida.
Alemanha 4 x 0 Austrália
Gana 1 x 0 Servia

Grupo E: A favorita Holanda não encontrou tanta facilidade ao vencer a Dinamarca por dois gols. A equipe que está se ajustando é forte e com a provavel entrada de Robben na segunda fase vem para brigar. O poder da linha de frente não foi mostrado, mas ainda tem muito para rolar. Já a seleção de Camarões de Eto'o perdeu para o Japão por um gol e mostra que as equipes africanas estão aquém do esperado.
Holanda 2 x 0 Dinamarca
Japão 1 x 0 Camarões

Grupo F: Não é que a Itália começou a Copa como gosta? Aos trancos e barrancos... olho neles, quando começa assim... mais um fraco futebol apresentado agora pela atual campeã mundial. O Paraguai bem que tentou e mostrou que pode jogar de igual para igual frente a grandes seleções. O time não jogou muito, mas jogou certo e deve ser classificar num grupo em que temos uma Eslováquia que não conseguiu vencer nem a fraquíssima Nova Zelândia. A proposito, a Nova Zelândia proporcionou o lance mais emocionante da rodada. O gol no último minuto.
Itália 1 x 1 Paraguai
Eslováquia 1 x 1 Nova Zelândia


Grupo G: Um Brasil com a cara de Dunga: vitória magra frente a mais fraca seleção da Copa, a Coréia do Norte. Beneficiado com o empate entre os principais adversários, Costa do Marfim e Portugal, a equipe está na liderança. Só que o Dunga esqueceu que o saldo de gols pode ser importante no grupo. Jogar com dois volantes sem criatividade Giberto Silva e Felipe Melo contra a Coréia foi dose. Rumo ao Hexa Brasil. A trave salvou a Costa do Marfim no outro jogo do grupo. Cristiano Ronaldo esteve próximo de marcar.
A imagem ao lado mostra o que para mim foi a imagem da rodada. O choro do atacante norte-coreano Jong Tae Se. Muito emocionante.
Brasil 2 x 1 Coréia do Norte
Portugal 0 x 0 Costa do Marfim

Grupo H: Quando eu achei que já tivesse visto de tudo, o ferrolho da Suiça funcionou frente a fúria espanhola e apesar da pressão durante praticamente os 90 minutos, a Espanha não passou pela forte zaga suíça. A Suiça pode bater o recorde de não sofrer gols da Itália de 1990 se terminar o primeiro tempo contra o Chile sem buscar a bola dentro da sua rede. Já o Chile apesar de jogar bem só venceu por um gol contra Honduras. Chile e Suiça promete.
A imagem ao lado mostra a melhor defesa da Copa até então. O chileno Ponce dá um peixinho e o goleiro hondurenho Valladares salva o segundo gol chileno.
Chile 1 x 0 Honduras
Suiça 1 x 0 Espanha

Volto na segunda rodada.
Abraços,

Wagner Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

entreascanetas@gmail.com, Os Canetas